quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rio de Janeiro: Policiais trazem paz e levam bens?

Enquanto a televisão está pintando a invasão do morro como ato de heroísmo, repetindo o dia inteiro a “paz” trazida pela policia, passa também, porém de forma bem mais rápida e com pouquíssimos detalhes a reclamação de moradores locais sobre a atuação truculenta (pra variar) dos mesmos heróis ao se revistar as casas. Até mesmo denuncia de roubo já foi feita e a mídia simplesmente diz que o Secretário de Segurança irá investigar o caso.
Hoje por exemplo na Folha Online, foi publicada uma pequena reportagem onde diz que o Secretário de Segurança do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame, ao percorrer cerca de três quilômetros dentro do Morro do Alemão, ouviu inúmeras reclamações dos moradores sobre as revistas em suas casas feitas pelos policiais, sem se dizer claramente que tipo de atitude é essa que está causando reclamações por parte dos moradores, sem contar que ele simplesmente retruca dizendo que irá investigar, mas que os moradores precisam contribuir com as investigações. Ou seja, além de serem moralmente agredidos, tendo suas casas invadidas, ainda tem que se calar e ajudar os policiais...
Aliás, a mídia também tem falado muito da gratidão dos moradores para com a polícia, pela sua atuação, detalhe: os moradores filmados não dão entrevistas e aparecem nas janelas de prédios, ou seja, não estão no fogo cruzado como os moradores da favela, assim é fácil agradecer não?
Sem contar na fábula que está sendo criada, que no Rio de Janeiro o Bem está vencendo do Mal, que as UPPs são a salvação que as favelas precisam! Mas sabemos bem que quando o tráfico sai as milícias entram muito mais violentas e muito mais ditatoriais, neste detalhe a mídia não tem tocado nos últimos dias não é?
Pois é, se tem conhecimento não é de hoje que em parte dos morros onde os traficantes foram expulsos, os moradores sofrem com a atuação de milícias compostas pelos próprios políciais, que causam verdadeiros atos terroristas com os moradores locais, e nada disso é falado nos últimos dias. Por que será?

Obs: a figura acima foi retirada no dia 01/12/10 do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário