segunda-feira, 18 de abril de 2011

Virada Cultural 2011...

 
Estive em pouquíssimos pontos da Virada Cultural, basicamente me resumir ao Stund Up que é minha paixão, mas fiquei indignada com algumas coisas...
Primeiro, uma boa parte do público que estava pelas ruas de São Paulo a noite, não usufruíam do verdadeiro sentido da Virada Cultural, estavam ali preocupados em encher a cara e fazer bagunça a noite toda.
Segundo, os moradores de rua daquela região “magicamente sumiram”! Tratados como objetos desagradáveis ao público devendo ficar escondido, com exceção de um ou outro que apareceu.
Terceiro foi no Stund up, bom durante todo o dia, assisti as apresentações da 11h00, das 14h00 e das 17h00, vi artistas fantásticos, extremamente talentosos e engraçados. No entanto vi uma grande diferença no público, ele simplesmente quadriplicou no último horário unicamente por causa do Danilo Gentilli (que eu também gosto muito) e do Fabio Rabin, que são sem dúvida ótimos comediantes, mas boa parte dos jovens que ali estavam não estavam por causa do humor inteligente, mas porque os caras eram famosos. Posso dizer com propriedade, porque fiquei no meio do povão, e percebi muitas risadas forçadas, só pra agradar os famosos, porque as melhores piadas, de outros humoristas, quase ninguém ria.
Mas o pior foi os humoristas admitirem que boa parte deles não queriam fazer essa virada, porque o público não entenderia as piadas de Stund Up, peraí! Entendo que a grande massa pode não se ligar, coisa assim, mas tem um público, que não é pequeno que entende sim e não tem condições de pagar para assistir as apresentações. Sem contar que isso escancarou que mesmo no humor crítico há uma discriminação de classe, já que somente uma camada pode apreciar, tanto no sentido financeiro quanto no sentido cultural.

Adora, eu simplesmente amei os artistas de rua espalhados pelo centro da cidade, sensacional so trabalho deles que mereciam mais destaques na programação da virada, alias, mereciam investimento da Prefeitura, pois são verdadeiros talentos...
Mas apesar disso, achei muito bem organizada, pelo menos nos pontos onde estive e esse ano com muito mais atrativos verdadeiramente Culturais, ou seja, não se resumiu a shows.. O que contemplo diversos tipos de público... Resumindo, adorei e já estou aguardando a próxima!!!

3 comentários:

  1. é bom lembrar que o Kassab proibiu os artistas de rua de trabalharem. os artitas direto são expulsos da av. paulista. conversei com dois deles durante a virada cultural e ambos me confessaram estar ali pq gostam do que fazem, mas temiam ser reprimidos, já que Kassab não quer artistas de rua em lugar algum...

    ResponderExcluir
  2. Isso eu não sabia! Então além dos moradores o Kassab explusa os artistas... agora quem acredita nesse partidinho que ele criou se dizendo pro povo? Ele não passa de um fascista!!!

    ResponderExcluir
  3. sim ele é mesmo um mini-ditador! depois pesquisa na net, os artistas de rua chegaram a fazer um protesto quando ele aprovou a lei. é muito triste isso, pq eles alegram as ruas além de mostrarem sa arte!

    ResponderExcluir