domingo, 12 de setembro de 2010

Care, uma verdadeira contovérsia!!!

Nesta semana que passou tive a oportunidade de participar de uma palestra com  a Profª. Dra. Helena Hirata - residente na França há mais de 20 anos, o foco da Mesa Redonda foi: Controvérsias sobre o "Care"(Cuidados), um tema muito interessante, pois hoje temos um crescimento significativo da população idosa no Brasil e no mundo, população essa que muitas vezes precisa de um olhar diferenciado, já que devido a idade avançada, grandes são a dificuldades físicas enfrentadas. Muitos precisam ter pessoas com atenção voltada pra eles 24 horas por dia, cuidando não só da parte material como cuidados com a higiene, com a saúde, medicamentos, mas também emocionalmente com carinho e atenção.
Porém são poucos os casos onde quem cuida dessas pessoas são consideradas profissionalmente como "Care", aliás a Invisibilidade desta profissão da-se devido a três dominações básicas existentes na sociedade atual: Dominação de Classes ( Ricos X Pobres), Dominação de Gênero (Homem X Mulher) e Dominação de Raça (Comumente contra imigrantes), mas o que isso quer dizer? Simples, a grande maioria das Cuidadoras são Pobres, Mulheres e Migrantes.
Por que desse perfil? Mais simples ainda, já que só o pobre se disponibiliza fazer determinadas atividades por precisar de dinheiro, as mulheres carregam o estigma da maternidade e logo de cuidadoras e a raça. porque em países ricos, a maioria são imigrantes, pois são pobres e conseguem outro tipo de trabalho.
Outra dificuldade em sua regulamentação é que o Care é considerado um trabalho familiar, pois boa parte dos Cuidadores, cuidam de seus próprios pais, avós, um trabalho que deve ficar na intimidade da família.
Por isso o reconhecimento e a profissionalização do Care é uma verdadeira controvérsia que deve ser aprofundada pelas Ciência Humanas, mas até o momento só é estudada pelas Ciências Biológicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário